Primeira legislatura da Câmara Mirim finaliza atividades com sessão extraordinária
Em sessão extraordinária, o Parlamento Mirim de Itapiranga limpou a mesa e findou a vereança da primeira legislatura da Câmara de Vereadores Mirim. A apreciação e aprovação dos dois projetos de Lei restantes, elaborados pelos vereadores mirins, por unanimidade, aconteceu na quarta-feira (13), no plenário do Legislativo. A reunião contou com a presença de 10 vereadores mirins, ausência do vereador mirim, Luan Maldaner. Os projetos apresentados são sugestões da Câmara Mirim ao Executivo municipal.
O primeiro projeto, institui no Município de Itapiranga o Programa de Incentivo de Jovens na Agricultura Familiar. A matéria é de autoria dos vereadores mirins, Luan Maldaner e Vianei Groth. Com o projeto visa destinar 1% do orçamento da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente em favor da agricultura familiar, estabelecendo critérios para concessão de incentivos para estimular a permanência e integração dos jovens no campo, contribuindo para a sucessão familiar nas propriedades rurais.
O segundo projeto está assinado pelos vereadores mirins, Jacson Lopes da Silva e Vanessa Mueller. Este projeto tem como finalidade criar o Programa Municipal de Instalação de Lixeiras nas comunidades. Os parlamentares mirins destacam que o propósito é fazer com que as pessoas façam o descarte do lixo adequadamente, preservando o meio ambiente. Esclarecem que as lixeiras devem seguir os padrões da legislação estadual e federal e a recolha deverá ser organizada de forma periódica.