Comemorações dos 90 anos de Colonização de Itapiranga foi destaque na sessão
Expediente da sessão
Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 14, que altera dispositivo da Lei Complementar nº 2, de 20 de abril de 2006 e dá outras providências. Tendo como justificativa à alteração do número de vaga do cargo efetivo de Fiscal Sanitário, tendo em vista a intensificação dos serviços junto à vigilância sanitária, em atendimento aos programas existentes, às novas adequações do Plano Municipal de Saneamento Básico, ao Termo de Ajuste de Condutas firmado com o Ministério Público e o Município com referencia ao Saneamento Básico.
Projeto de Lei do Executivo nº 15, que autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar Convênios com a Associação de Cultura, Esporte e Turismo de Itapiranga – ACETI, objetivando a cooperação conjunta das partes para realização da Oktoberfest/2016.
Pedidos de Providências
O Vereador Nelson solicita Municipalidade, através do Setor Responsável, para que se providencie a colocação de tubos ou pedras para preenchimento da vala e cobertura com terra, logo acima da antiga campeira, próximo ao Complexo Oktober.
O Vereador Alcério solicita ao Executivo Municipal que seja dada a devida atenção e despachos necessários, pertinentes às repartições municipais, visando o andamento dos processos do Programa Lar Legal.
A Vereadora Ilda requer ao Poder Executivo Municipal, a adequação para uso, inclusive com acesso, de um local para estacionamento de veículos dos funcionários Municipais junto a Unidade de Saúde – ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Bairro Santa Tereza Baixo, na Rua Castelo Branco, esquina com o final da Avenida Uruguai, e a instalação, na mesma Unidade de Saúde, de um abrigo com cobertura (toldo) para espera dos pacientes.
O Vereador Afonso Utzig solicita a Municipalidade apor meio do setor de Urbanism a inclusão no roteiro da recolha de lixo as Ruas Carlos Kummer e Antônio Kliemann, Ruas próximas à FAI Faculdades, nos finais de semana.
Palavra Livre
A Vereadora Loni usando desse espaço falou sobre a comemoração dos 90 anos de paróquia São Pedro Canísio e colonização de Itapiranga. Nesse sentido apresentou um breve histórico do assunto, enaltecendo a valorosa contribuição dos pioneiros. “Quero deixar aqui a minha homenagem a todos os pioneiros em nome dos meus pais: Sr. Teobaldo Sehn, que emigrou para Porto Novo em 1940 com 13 anos de idade, hoje com 89 anos, e minha mãe Dona Rosália Bonhen Sehn, que emigrou em 1938, cada pioneiro a sua maneira, contribuíram com à história da grande Itapiranga”, finalizou a Vereadora.
O Vereador Nelson solicitou a Presidência da Casa à apresentação ao plenário até o dia 20 de cada mês, do balanço relativo aos recursos recebidos e as despesas realizadas no mês anterior. Sabe-se que o trabalho vem sendo executado com coerência e competência, mas é mais uma forma de contribuir com a transparência, informando os membros da Casa bem como deixando o munícipe a par dos gastos públicos. Enalteceu o trabalho que vem sendo realizado junto aos educandários relativo aos 90 anos de Itapiranga. Fez convite para que todos participem da festa da Paróquia que acontece no domingo dia 10.
O Vereador Alcério manifestou apoio à solicitação para Município e Estado ampliarem o programa de videomonitoramento visando à instalação de mais câmeras de segurança na cidade. Registrou a intermediação que fez entre Administração Municipal e lideranças da comunidade de Linha Sâo Sebastião para resolver problema no ponto conhecido como morro Wirth, na estrada geral da localidade. Reforçou seu Pedido de Providência onde solicita atenção do Município para dar celeridade ao Projeto Lar Legal. Por fim, exaltou as comemorações dos 90 anos de colonização de Itapiranga que ocorrem neste domingo, dia 10.
Já o Vereador Afonso manifestou apoio ao Pedido de Providências encaminhado na Casa sobre o Programa Lar Legal, bem como melhorias no trecho conhecido como Morro Wirth. Trouxe a Casa preocupação quanto ao lixo acumulado na SC 163, visto que é muito grande o volume depositado nessa rodovia. Solicitou providências do poder público bem como da empresa responsável pela recolha, visto que existe um contrato e este precisa ser cumprido.
O Vereador Edgar reforçou as colocações do colega quanto a recolha de lixo na SC 163 solicitando também urgência na solução desse problema. Falou também quanto a necessidade de mais investimentos na questão de mais câmeras de vídeo monitoramento junto ao complexo Oktober. Registrou sua participação em curso de aperfeiçoamento na última semana. Fez convite para ciclo de palestras para produtores promovida pela CIDASC, realizada no dia 06.
O Presidente da Casa Marino Spies esclareceu quanto ao contrato com a empresa responsável pela recolha do lixo, no qual consta apenas a recolha do lixo seco e não do lixo molhado, não sendo também recolhidos pedaços de madeiras, isopor e matérias do gênero. Reforçou convite para que todos participem da festa da Paróquia São Pedro Canísio.
Finalizando os trabalhos da noite, o Presidente Marino agradeceu a todos os presentes e convocou os vereadores para a próxima sessão a ser realizada no dia 11 de abril de 2016, com início às 19 horas, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.