Sessão de formato Itinerante Regionalizada teve expressiva presença de público

por administrador publicado 10/10/2018 16h02, última modificação 10/10/2018 16h03
Pela primeira vez na História do Município de Itapiranga SC, foi realizada uma Sessão Ordinária Itinerante Regionalizada. Os trabalhos da noite de 25 de maio de 2015, mais uma vez foram conduzidos pelo Vereador e Presidente Gabriel Celuppi.

Após leitura e aprovação da ata da Sessão anterior, passou-se a leitura do expediente da Sessão.

Pedidos de Providências

O Vereador Edgar solicita ao Executivo Municipal a aquisição de roçadeira hidráulica articulada para efetuar as roçadas nas margens das estradas municipais, bem como demais áreas públicas mantidas pelo município e que necessitam deste serviço.

O Vereador Afonso pede agilidade na liberação do bônus agrícola para o plantio deste ano.

O Vereador Alcério sugere a criação de estacionamento de automóveis no canteiro da Praça das Bandeiras, espaço entre a atual sede da Secretaria de Assistência Social e Hidráulica Municipal.

O Vereador Marino solicita agilidade a SDR para a conclusão do tão esperado “asfalto da fronteira”, trecho compreendido entre a comunidade de Linha Presidente Becker e a cidade de Tunápolis, tendo em vista que a obra é de extrema importância para o desenvolvimento da Região.

Dando sequência aos trabalhos o Presidente da Casa, Gabriel fez um breve relato dos principais objetivos quanto à realização das Sessões Itinerantes Regionalizadas bem como das competências dos Vereadores.

Tribuna Livre

Fezeram uso desse espaço, Isidoro Melz representando Linha Santo Antônio. Hilga Rohden Becker falou em nome dos moradores de La. Dois Saltinhos. Linha Coqueiro foi representada por Volmir Anschau. As sugestões de La. Rickia foram apresentadas por Marcos Babick. Linha São Sebastião foi representada por Hildo Schaefer. As reivindicações de La. Guabiroba foram explanadas por Antônio Werlang, e finalizando a Comunidade La. Conceição teve suas sugestões feitas através de Vitor Anton.

As comunidades de La. Maria Goretti e Escondida não fizeram uso desse espaço.

Todas as reivindicações, sugestões, pedidos apresentados na noite foram entregues a Casa Legislativa e serão encaminhadas aos órgãos e setores responsáveis para as providências e execução.

Palavra Livre

Tivemos nesse espaço, a participação de todos os Vereadores, conforme inscrição previamente feita.

O Vereador Alcério enalteceu a sessão realizada em Linha Conceição, dizendo ser um momento de pleno exercício da cidadania, onde todos puderam se pronunciar de forma objetiva e respeitosa. Destacou que das 10 primeiras comunidades de Itapiranga que mais tiveram movimento econômico agropecuário, quatro são da região fronteira: Linha Becker, Santo Antônio, Coqueiro e Conceição, movimentando em 2014, próximo de 70 milhões de reais na agropecuária.

Já o Vereador Nelson salientou que este momento vivido pela Casa Legislativa é de suma importância, pois traz os Vereadores mais próximos dos moradores do interior do Município, reforçando mais uma vez o real papel que o Vereador deve desempenhar. Assumiu o compromisso de acompanhar os pedidos encaminhados pelas Comunidades nesta Sessão, junto aos órgãos competentes.

A Vereadora Loni lembrou também que o Vereador não possui poder de execução, mas sim de indicar, sugerir e principalmente fiscalizar os atos do Executivo Municipal. Parabenizou ainda as mulheres pela expressiva presença e participação nas comunidades.

O Vereador Afonso em sua fala parabenizou a iniciativa de se fazer sessões no interior. Segundo o mesmo todas as sessões deveriam ser realizadas dessa forma, fazendo um rodizio entre cidade e interior. Salientou da importância dos Pedidos de Providências, pois é uma das formas que o Vereador pode intervir pelo povo.

Em sua fala o Vereador Marino teceu comentários quanto ao papel do Vereador, que depois de eleito não se pode ter partido e sim, a sigla deve ser os anseios da população, tanto do interior quanto da cidade. Reforçou seu pedido encaminhado na noite: asfalto da Fronteira.

O Vereador Edgar sugeriu à Casa Legislativa à continuidade desse tipo de Sessão num sistema de rodizio onde todos os moradores tivessem a oportunidade presenciar os trabalhos de uma sessão. Frisou ainda quanto às prioridades elencadas pelas comunidades e que até o momento, segundo ele, praticamente nenhuma foi realizada pela atual Administração.

A Vereadora Ilda ressaltou a importância que se têm os líderes comunitários em uma sociedade, pois são através dos mesmos que as suas reivindicações chegam aos órgãos competentes. Convidou para inauguração da nova UBS Fronteira que acontecerá em breve.

O Vereador Jair reforçou as palavras do colega Afonso, no sentido de que com uma plateia dessas, muitos projetos que receberam aprovação, teriam resultados diferente. Comentou de sua posição contrária aprovação do Projeto Refis. Convidou para inauguração da UBS Fronteira no dia 15 de agosto de 2015.

Já o Vereador Gelson endossou a inciativa de se fazer sessões no interior do Município indo ao encontro da população. Pediu mais empenho da atual administração no atendimento dos Pedidos já feitos e também nos entregues na noite, temendo serem engavetados como já acontecido em outras oportunidades.

A Vereador Ani colocou-se a disposição das comunidades para intervir junto ao Governo Municipal bem como a nível Estadual e Federal por ocasião do atendimento de suas reivindicações. Salientou que muito ainda precisa ser feito, tanto pelas famílias moradoras da cidade quanto do interior, mas muito também já foi realizado pela atual Administração.

O Vereador e Presidente da Casa, Gabriel Celuppi finalizando Sessão Ordinária Itinerante Regionalizada, agradeceu mais uma vez a participação de todos.

Segundo Celuppi, foi valiosa e proveitosa esta oportunidade, por tudo que aqui foi dito e defendido. “Desta forma, acredito que haverá uma maior interação entre o Legislativo Municipal e as Comunidades. A realização de Sessões Itinerantes continuará acontecendo durante este ano em outras Comunidades de nosso Ordeiro e Progressista Município de Itapiranga. No decorrer dessa semana estaremos efetuando os encaminhamentos do que nos foi apresentado nessa noite. Estamos trabalhando na implementação de programas com o intuito de trazer mais pessoas para as Sessões da Câmara de Vereadores que são realizadas normalmente nas segundas-feiras, às 19 horas, na sua sede”, finaliza.

Assim sendo convocou todos os Vereadores para a próxima Sessão a ser realizada no dia primeiro de junho de 2015, às 19h no auditório da Câmara de Vereadores de Itapiranga SC.

 

Paulo Casweski - Assessor de Comunicação