Definida data para início das Sessões Ordinárias Itinerantes Regionalizadas
Após abertura dos trabalhos da noite, pelo Vereador e Presidente Gabriel Celuppi, foi lida a Ata da Sessão anterior, sendo aprovada pelos 11 Vereadores presentes. Na sequência passou-se a leitura do expediente da Sessão.
Em especial foi apresentado Requerimento proposto pelo Presidente Gabriel Celuppi e assinado por todos os Vereadores, relativo às Sessões Ordinárias Itinerantes Regionalizadas, a terem início no dia 25 de maio de 2015, às 19 horas na Comunidade de Linha Conceição, sendo deferido.
Projeto na pauta de discussão e votação
Esteve na ordem do dia para discussão e votação, o Projeto de Lei do Executivo nº 15, que institui o Programa de Abertura, Ampliação, Reforma e Limpeza de Açudes, Tanques, Viveiros e Reservatórios de Água, nas propriedades rurais do município de Itapiranga - SC e dá outras providências. Aprovado por unanimidade após várias ponderações dos Vereadores.
Deu entrada na Casa Legislativa o Projeto de Lei do Executivo nº 17, que autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar Convênios com a Associação de Cultura, Esporte e Turismo de Itapiranga – ACETI, objetivando a cooperação conjunta das partes para realização da Oktoberfest/2015, e efetuar repasse financeiro para manutenção de entidades culturais do município. Sendo que o mesmo ficou na mesa para apreciação dos Vereadores.
Pedidos de Providências
A Vereadora Ani, solicita ao Poder Executivo Municipal a colocação de uma placa indicativa na interseção em Linha Soledade, depois da Comunidade.
Já o Vereador Alcério, requer que através da Secretaria de Administração, Obras e Serviços Urbanos seja solucionada a falta de iluminação pública em parte da Rua Santo Artur, na localidade de Sede Capela.
Também o Vereador Afonso, solicita ao Poder Executivo Municipal que através da Secretaria Municipal de Transportes e Obras seja feita a recuperação do acesso à propriedade dos senhores Bernardo e Leonir Lauschner em Linha Maria Goretti.
O Vereador Jair, pede ao Poder Executivo Municipal, que seja efetuado o patrolamento da estrada de acesso à antiga pista de Motocross passando pela propriedade do senhor Miguel Giehl em direção a Guaíra. Solicita ainda ao Poder Executivo Municipal, que seja realizada a compactação com cascalho do acesso à propriedade do senhor Martin Konrad em Linha Beleza. Por fim o VereadorJair solicita aoPoder Executivo Municipal, melhorias no acesso ao Bairro das Flores.
Já o Vereador Marino, requer que seja encaminhado Ofício à SDR de Itapiranga, e que esta encaminhe ao chefe do DEINFRA – SMO, solicitando que se proceda o mais breve possível a manutenção/reparos nos acostamentos da SC-163, no trecho que compreende o pórtico de acesso a cidade até o São Cristóvão, principalmente no que se refere ao corte da vegetação que cresce sobre a pista de rodagem, solicita-se também, a elaboração de projeto de revitalização do mesmo trecho, que contemple o embelezamento do principal acesso da cidade.
Os Vereadores Edgar e Nelson, pedem ao Poder Executivo Municipal, que seja construído um abrigo de passageiros dentro do Bairro Morada Feliz, na linha Santa Fé Alta.
Por fim o Vereador Edgar, solicita ao Conselho Municipal de Trânsito, avaliação da necessidade atual e possível retirada das placas que indicam o estacionamento dos caminhões no acostamento da Avenida Beira Rio, trecho compreendido entre o trevo do Açougue Berwanger e da Itapiranga Motos, quando se deslocam em direção a barca.
Pedido de Informações
Deu entrada na Casa, através dos Vereadores, Edgar, Nelson, Gelson e Afonso, o pedido de informações, solicitando ao Prefeito Municipal Itapiranga, Sr. Milton Simon, relatório detalhado referente aos terrenos isentados do pagamento do IPTU e que são utilizados para estacionamento de veículos durante a realização da Oktoberfest e demais eventos promovidos pelo município de Itapiranga: proprietário do terreno; localização do imóvel; data da adesão e ou isenção e valor do IPTU relativo a cada imóvel.
Tanto os Pedidos de Providências quanto ao Pedido de Informações, serão encaminhados aos devidos órgãos responsáveis.
Palavra Livre
Vereador Afonso, comentou com relação seus pedidos de providências atuais e antigos, bem como solicitou providências urgentes quanto a Ponte Pênsil de La. Guabiroba.
A Vereadora Loni, falou quanto a sua participação na reunião de planejamento da ACAPLAI, associada à Rede Brasileira de Comercialização Solidária, bem como participação na reunião do Conselho Municipal de Cultura. Lembrou que Itapiranga é um dos poucos municípios cadastrados no Ministério da Cultura.
Já o Vereador Marino, agradeceu a Casa pela cedência do espaço por ocasião da Reunião Regional da AR VESC/NEA – Núcleo Estadual de Automecânicas, realizada na última sexta-feira.
O Vereador Alcério, comentou quanto à possibilidade do DEINFRA e Município embelezarem o acesso da cidade de Itapiranga, Rodovia 163.
Usando desse espaço o Vereador Jair, explanou sobre assuntos diversos bem como a seus pedidos de providências.
Vereador Nelson, teceu comentários quanto a sua participação na última semana no curso: Formação de Gestores Públicos Empreendedores – O Conceito de Empreendedorismo aplicado da Gestão Pública.
Fez uso desse espaço o Vereador Edgar, o qual trouxe esclarecimentos com relação a emplacamentos de máquinas agrícolas, bem como de sua participação de Curso em Florianópolis.
A líder de Governo, Vereadora Ani, comentou quanto a execução de Pedidos de Providências trazidos pelos colegas Vereadores.
Não havendo mais nada a ser discutido, o Vereador e Presidente, Gabriel Celuppi, deu por encerrada a Sessão e convocou os Vereadores para a próxima Sessão, dia 30 de março 2015, às 19 horas no Auditório da Câmara de Vereadores de Itapiranga SC.
Para ouvir o áudio completo da sessão, acesse: 8ª Sessão Ordinária de 23 de Março de 2015
Paulo Casweski - Assessor de Comunicação
Câmara de Vereadores de Itapiranga