4ª Sessão Itinerante Regionalizada encerra ciclo de Sessões no interior

por administrador publicado 10/10/2018 16h56, última modificação 10/10/2018 16h56
Aconteceu na noite de quinta-feira, 1º de outubro de 2015, na Comunidade de Linha Popi, a 32ª Sessão Ordinária e 4ª Itinerante Regionalizada da Câmara de Vereadores de Itapiranga.

Foram convidados os moradores das comunidades de: La. Cordilheira, Santa Isabel, La. Soledade, Popi, Santa Cruz e Santa Fé Alta. Cada comunidade teve a oportunidade de apresentar suas reivindicações, através de um representante previamente escolhido. Após saudação de boas vindas aos presentes, o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Gabriel Celuppi, passou a palavra à 1ª Secretária da Mesa, Vereadora Loni, para leitura da ata da Sessão anterior, a qual foi aprovada por unanimidade.

Expediente da Sessão

Edital de Convocação para Sessão Solene. O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Itapiranga, Sr. Gabriel Antonio Celuppi, convoca os Senhores Vereadores para a Sessão Solene que se realizará às 19h do dia 14 de outubro de 2015, nas dependências da Câmara de Vereadores, na oportunidade será concedida homenagem ao Centro de Tradições Gaúchas Portão do Oeste.

Moção nº 13/2015. O Vereador Gabriel Celuppi requer, nos termos do inc. VI do art. 97 e inc. III do art. 113 do Regimento Interno, que seja consignada nos anais desta Casa, “Moção de Aplausos” com votos de congratulações para a Srta. Andréia Neiss. Requer ainda, que dessa “Moção” se dê ciência à homenageada em referência.

Requerimento. O Vereador Afonso com base no art. 108, do Regimento Interno da Câmara, vem requerer, ouvido o Plenário do Poder Legislativo (Mesa Diretora), que sejam extintas as diárias de viagens para todos os Vereadores e servidores desta Casa de leis.

Tribuna Livre

No espaço da Tribuna Livre os representantes das Comunidades convidadas apresentaram suas reivindicações, sempre com foco nos benefícios da coletividade. Ao final de cada fala, foi entregue um livro onde consta a Lei Orgânica do Município de Itapiranga e o Regimento Interno da Câmara de Vereadores. Todas as solicitações foram entregues a Casa Legislativa, as quais serão encaminhadas através de Moção coletiva aos órgãos responsáveis do atendimento, bem como a execução, se esse for o caso. Lembramos que a Comunidade de La. Santa Fé Alta, não fez uso desse espaço.

Pedidos de Providências

O Vereador Edgar requer encaminhamento de Ofício ao Executivo Municipal, solicitando a repintura das demarcações/espaços destinados ao estacionamento dos veículos, bem como das vagas dos portadores de necessidades especiais nas ruas da cidade.

Já o Vereador Alcério solicita que seja encaminhado ofício ao Poder Executivo Estadual, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga, solicitando que seja feita a remoção do lodo (barro) formado no acostamento da rodovia 163, em frente à igreja e clube social da comunidade de Santa Fé Alta.

Os Vereadores Jair e Marino requerem que seja encaminhado ofício ao Exmo. Prefeito Municipal, Sr. Milton Simon, bem como ao Setor de Transportes da Prefeitura Municipal, requisitando o imediato patrolamento e cascalhamento da estrada geral que liga a comunidade de La Ipê Popi ao asfalto da SC – 163, promovendo a recuperação em todo o seu traçado, que inicia no asfalto e estende-se até a La. Santo Antônio.

Palavra Livre

O Vereador Nelson parabenizou os Vereadores pela passagem do seu dia. Reforçou seu apoio e assumiu compromisso de cobrar junto aos responsáveis a execução dos pedidos apresentados na Sessão, pois a cidade é um reflexo do interior, ou seja, se esse setor vai bem, cresce o perímetro urbano também evolui. Ressaltou ainda o papel, a função do Vereador que é de fiscalizar as ações Poder Público.

O Vereador Afonso trouxe ao plenário o seu descontentamento quanto ao não atendimento de seus PP bem como de seus colegas, pois segundo o mesmo são cobrados diariamente pela população. Cobrou mais atenção para o setor produtivo agrícola, o qual segundo o mesmo vem fazendo a sua parte. Fez comentário quanto ao seu requerimento encaminhado na sessão, sugerindo a extinção do pagamento de diárias por ocasião de viagens. Manifestou seu apoio as reivindicações apresentadas na sessão. Por fim parabenizou os colegas Vereadores e também os idosos pela passagem do seu dia.

A Vereadora Loni falou da importância da participação e envolvimento da mulher na política e nas diretorias das comunidades. Ressaltou a sua participação nos eventos promovidos pelos Corais de Popi e La. Soledade. Fez convite para todos participarem da nossa maior festa cultural que inicia neste final de semana na comunidade de Linha Becker e no outro final de semana na cidade. Festa essa que não é da cidade de Itapiranga, mas de todos os Itapiranguenses. Agradeceu ainda a participação de todas as lideranças na Sessão. Fez avaliação positiva das reuniões no interior, pois ajudou a aproximar ainda mais os legisladores das lideranças e comunidades, ficou mais claro do verdadeiro papel do vereador, que além de legislar e fiscalizar ele tem o poder de intermediar ações.

Vereador Edgar agradeceu a presença dos representantes das comunidades presentes. Congratulou-se com os demais Vereadores pela passagem do seu dia. Sugeriu rediscutir, fazer alguns ajustes em alguns programas já existentes tanto na Secretaria de Transportes como na Secretaria da Agricultura. Defendeu uma maior fatia de investimentos para o setor agrícola, para assim manter mais famílias nas propriedades rurais.

Vereadora Ilda agradeceu a presença de todos nesta sessão. Defendeu a união dos Edis, sem olhar cor partidária, num objetivo em comum, que é o bem da coletividade. Parabenizou os idosos pela data. “Vamos cuidar bem de quem cuidou de nós. Num amanhã não distante, seremos nós que precisaremos ser cuidados”, finalizou.

O Vereador Marino enfatizou de quão grande é a importância das lideranças nas comunidades, pois junto com os demais moradores, desempenham um papel fundamental para a sobrevivência dessas localidades. Agradeceu ao Assessor Jurídico Dr. Nilo pela mensagem alusiva ao dia do Vereador apresentada na oportunidade. Demonstrou apoio as demandas trazidas pelos representantes das comunidades presentes na sessão.

O Vereador Alcério informou quanto a valores investidos nas comunidades abrangidas pelo encontro, principalmente pela Secretaria de Agricultura, até o momento, perfazendo mais de R$ 260 mil, em acessos, proteção de fontes, horas máquinas, melhoramento genético, enterro de animais, e outros. Esclareceu sobre o orçamento das secretarias da Agricultura e de Transportes para 2016, entre outras considerações. Por fim, fez um requerimento verbal para uma Moção de Aplauso ao Sr. Luiz Cirino, ex-gerente da unidade local do Frigorífico JBS, pelos serviços prestados ao longo dos 20 anos que atuou no complexo agroindustrial de Itapiranga.

A Vereadora Ani agradeceu a presença dos moradores das cinco comunidades convidadas demonstrando assim que a população atendeu e entendeu a importância do momento vivido por ocasião da realização da Sessão Itinerante Regionalizada, mostrando a união das comunidades. Assumiu também o compromisso de buscar soluções para as reivindicações apresentadas na noite. Enalteceu ainda a importância de se ir em busca de recursos, junto à esfera estadual e federal, para atender as necessidades da população.

O Vereador Jair teceu comentários quanto à importância de se buscar recursos via emendas parlamentares. Lembrou que até o momento conseguiu, através de seus contatos, montante próximo a R$ 1 milhão, contribuindo assim significativamente com o executivo municipal. “Não podemos ficar de braços cruzados achando que os recursos vão cair em nosso colo. Continuarei fazendo o que sempre fiz, ou seja, intermediando junto aos gabinetes de Deputados, Senadores, verbas e recursos para o nossa querida Itapiranga e por conseguinte, beneficiando o povo que aqui vive”, finalizou.

O Vereador Gelson reforçou em suas palavras a importância do papel do Vereador, isto é, de fiscalização e não de execução. Sugeriu maior repasse para o Poder Legislativo, e ao final de cada ano, repassar as sobras para as comunidades, sendo que esse foi um pedido levantado por todas as comunidades por ocasião da realização das sessões itinerantes. Estranhou o encaminhamento do requerimento do colega Afonso que pede a extinção do pagamento de diárias por ocasião de realização viagens em busca de recursos bem como participação em cursos de atualizações.

O Vereador e Presidente da Casa, Gabriel, fez uma reflexão quanto se fazer pré-julgamento. “Muitas vezes somos julgados, sem ao menos termos a chance de mostrarmos a que viemos”, comenta. Parabenizou o Município de Itapiranga pela colocação entre as 50 melhores cidades do Brasil, ressaltando que isso é fruto da boa gestão dos administradores que passaram pela Prefeitura. Desde o servidor mais humilde ao Prefeito, cada um a sua maneira, contribuiu para essa conquista. Enfatizou a importância de se fomentar, incentivar o trabalho voluntário, aquele algo a mais por sua comunidade, sociedade, local onde se vive. “Acredito que conseguimos atingir nosso objetivo com as Sessões Itinerantes, que foi de aproximar a Câmara e os Vereadores das comunidades e por consequência das pessoas. Também ficou bem claro, o verdadeiro papel do Vereador, que é fiscalizar as obras e ações do executivo, bem como ir em busca, intermediar para soluções e problemas da coletividade”, finalizou Celuppi.

Finalizando os trabalhos da noite o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Gabriel, agradeceu a presença de todos e convocou os Vereadores para a próxima Sessão Ordinária a ser realizada no dia 05 de outubro de 2015, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Itapiranga.

www.camaraitapiranga.sc.gov.br

Paulo Casweski - Assessor de Comunicação