Moções foram votadas e muitos pedidos foram apresentados em Sessão 28/05/2018

por administrador publicado 15/10/2018 13h09, última modificação 15/10/2018 13h09
Na segunda-feira, 28 de maio de 2018, com a presença de todos os vereadores foi realizada a 17ª Sessão Ordinária do 2º período da 16ª Legislatura.

 

Expediente do dia

Foi apresentada a Moção nº 05, em que todos os vereadores manifestam apoio e solidariedade aos caminhoneiros e outros movimentos de classe que integram as manifestações, na qual cobram respostas do Governo Federal quanto a redução de impostos e do preço abusivo dos combustíveis.

Diversos pedidos de providências foram apresentados: PP nº 33 solicita a colocação de um abrigo de passageiros nas proximidades do acesso ao CTG Portão do Oeste.

PP nº 35 solicita que sejam instaladas ‘academias ao ar livre’, uma no Bairro Santa Teresa e outra no Loteamento Morada Feliz, na Linha Santa Fé Alta.

PP nº 36 requer que seja encaminhado ofício a CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina, para que sejam tomadas providências para testar e qualificar a transmissão do fornecimento de energia elétrica as famílias de agricultores do município de Itapiranga.

PP nº 37 solicita a repintura das demarcações/espaços destinados ao estacionamento dos veículos, bem como das vagas dos portadores de necessidades especiais nas ruas da cidade.

PP nº 38 solicita com urgência melhorias no calçamento ou a colocação de camada asfáltica sobre o trecho da Beira Rio compreendido entre o acesso ao Centro Universitário UCEFF e o acesso ao CTG Portão do Oeste.

PP nº 39 solicita que seja criado um cronograma de poda de árvores de sombreamento plantadas sobre as calçadas, contemplando o centro e os bairros da cidade.

PP nº 40 solicita a criação de uma área de manobra no acesso coletivo das propriedades de Claudino Meurer, Antônio Kern e Fátima Vanusa Soares, na Linha Beleza. 

PP nº 41 requer que seja efetuado os procedimentos necessários com estudo de viabilidade para melhorias com pedras irregulares (calçamento) ou camada asfáltica, a sequência da Rua 1º de Janeiro do Alto Bairro Santa Teresa, interligando o Bairro Santa Teresa Alto com o prolongamento da Rua do Comércio, no Bairro Santa Teresa Baixo.

PP nº 42 solicita que seja fornecida documentalmente informações do andamento da regularização dos loteamentos urbanos dos bairros Santa Tereza Alto e Santa Tereza Baixo.

PP nº 43 solicita a pintura das faixas laterais e central da Rodovia ITG 070 que liga Itapiranga até a comunidade de Linha Presidente Becker.

PP nº 44 requer encaminhamento ao Conselho Municipal de Trânsito, solicitando melhorias na sinalização da ITG 070, nas proximidades do acesso principal à localidade da Linha Presidente Becker, bem como, o PP nº 45, solicita melhorias na sinalização e iluminação da Rua Professora Lydia Back, no intuito de melhor a segurança dos pedestres e pessoas que trabalham e frequentam estabelecimentos comerciais.

PP nº 46 requer um estudo para melhorar a valorização do Conselho Tutelar financeiramente, bem como, estudar a viabilidade de implantar o banco de horas.

PP nº 47 requer um estudo de viabilidade para efetuar a cobertura da calçada da Rua da Matriz (lado dos educandários) e parte da Rua Santo Antônio, compreendida entre a Rua da Matriz até o campo de futebol sete da Funei, bem como, parte da Rua São Bonifácio, nas imediações do novo educandário da Escola de Educação Básica São Vicente.

PP nº 48 solicita que seja atribuído a Secretaria de Urbanismo a finalidade de receber os pedidos referente ao trânsito do município de Itapiranga, no que tange a sinalização.

PP nº 50 solicita melhorias na sinalização e acesso da ITG 070 para a Linha Aparecida.

PP nº 51 solicita fornecimento de lajotas ou pedras padronizadas para a construção dos passeios públicos ao invés dos demais materiais como ocorre atualmente.

PP nº 52 solicita que seja efetuado os procedimentos necessários para a doação de parte do Lote Urbano nº 11, da Quadra nº 58, no Bairro Jardim Bela Vista, na cidade de Itapiranga SC, com área de 1.150,00 m², em favor da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva Jardim Bela Vista.

PP nº 53 solicita a retirada da taxa de “Manutenção de Hidrômetro” cobrada na conta de água da população do município de Itapiranga.

PP nº 54 solicita adequação de trator agrícola da municipalidade com concha hidráulica, para auxiliar na recolha de entulhos, além de outros serviços mais leves e menores na cidade.

PP nº 56 solicita melhorias no prolongamento da Rua 1º de Maio no bairro Jardim Bela Vista.

PP nº 57 requer que seja enviado ofício ao Secretário de Desenvolvimento Regional – SDR, Sr. Paulo Meneghini, para que se inclua um trevo de acesso à Linha Chácara, localizado no início da faixa dupla da rodovia SC 163.  

PP nº 58 requer que seja efetuado os procedimentos necessários para a instalação de uma quadra coberta, ou seja, estrutura pré-moldado com piso e cercado com tela, em área de propriedade da prefeitura, nas proximidades da Escola Municipal Integral Esperança.

PP nº 59 solicita a construção de uma calçada na viela que interliga as Ruas Tancredo Neves e Irmã Tabita. PP nº 60 solicita a construção um abrigo de passageiros na estrada geral da Linha Beleza, no entroncamento que dá acesso à propriedade de Lorena Borre.

PP nº 61 solicita a inclusão de protetor solar antialérgico para fornecimento à munícipes portadores de câncer.                                         

E o PP nº 67 solicita com urgência que seja revisada as exigências sanitárias e adequações que estão sendo feitas às Entidades Sociais, Culturais e Desportivas dos bairros da cidade e comunidades do interior do município de Itapiranga.

Discussão e Votação

Foi votada a Moção nº 04, apresentada por todos os vereadores, para ser encaminhada a Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, ao DEINFRA e ao DNIT. Solicita-se para que tomem as devidas providências em adequar a SC 163 nos KM 120 e 122, visto se tratar de entrada e saída de veículos e não obter placas indicativas, e tão pouco um local para que os veículos que irão adentrar nos respectivos bairros aguardem o tráfego passar com segurança. Indica-se como possível solução, alterar a pista dupla nestes locais, para que nesta via as pessoas aguardem para adentrar nos respectivos bairros. Ainda se solicita para que seja efetuado a pintura das faixas de rolamento visto estarem apagadas. A moção foi aprovada por unanimidade.

E a Moção nº 05, em que todos os vereadores manifestam apoio e solidariedade aos caminhoneiros e outros movimentos de classe que integram as manifestações, na qual cobram respostas do Governo Federal quanto a redução de impostos e do preço abusivo dos combustíveis, também foi votada e aprovada por unanimidade.

Não havendo mais nada a ser discutido, o presidente Fábio Hahn convidou os vereadores para participarem da audiência pública de prestação de contas do Município que ocorreu na sequência e convocou os vereadores para a próxima Sessão Ordinária, que será na segunda-feira, 04 de junho, às 19 horas no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

 

Isabela Motta – Assessora de Comunicação