Instituído em Itapiranga Dia da Imigração Romena
No campo Discussão e Votação da Sessão Ordinária de segunda-feira, 26, mediante pareceres favoráveis das comissões permanentes, o primeiro Projeto que entrou em pauta foi o PROJETO DE LEI Nº 78, que fica instituído, no município de Itapiranga, o Dia da Imigração Romena, a ser comemorado no dia 1º de dezembro.
O texto do presente Projeto destaca que a imigração romena para a região do extremo oeste de Santa Catarina, especialmente os municípios de Mondai (Porto Feliz) e Itapiranga (Porto Novo) ocorreu aproximadamente no início na década de 30, sendo que na época, a densa floresta dos municípios, serviram de berço para as famílias se instalarem e iniciar o grande projeto de vida: obter um pedacinho de solo para criar suas famílias e realizar o grande sonho de oferecer um futuro mais promissor e seguro a seus descendentes.
As famílias romenas, inicialmente se integraram nas pequenas comunidades, ou até mesmo, fundaram comunidades, a exemplo da comunidade de Santo Antônio, e intensificaram a prática da religiosidade e da fé cristã, trazidos da pátria mãe. Auxiliaram nas atividades comunitárias, sendo praticantes assíduos da religião Católica e Evangélica Luterana. Ocupavam-se, inicialmente com atividades agrícolas, e com o passar dos anos, se destacaram com grande espírito empreendedor, na indústria, no comércio, em atividades públicas e políticas, contribuindo para o desenvolvimento e progresso de toda a região.
Atualmente os dois municípios de Mondai e Itapiranga se subdividem em cinco: Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Mondai e Iporã do Oeste, formando uma próspera região, tanto agrícola quanto industrial e religiosa com renome estadual, nacional e internacional e em todos eles há a atuação de famílias descendentes Romenas.