Audiência pública do Legislativo trata da receita, despesas e do número de vereadores
A audiência pública que deliberou sobre o demonstrativo financeiro e a manutenção ou não do número de vereadores foi realizada na terça-feira (29), no plenário da Câmara de Vereadores de Itapiranga. A audiência teve como objetivo apresentar a receita e as despesas do Poder Legislativo, bem como consultar a população sobre a permanência ou redução do número de vereadores. Se o número for modificado, segundo a legislação eleitoral, a alteração entrará em vigor na eleição de 2024.
Inicialmente, o presidente, Afonso Niehues, apresentou o organograma e orçamento da Câmara, função e custo do vereador, valores pagos em diárias, inscrição em cursos, locomoção, passagens áreas e com publicidade e propaganda, relativo a atual legislatura, abrangendo 2017, 2018 e os primeiros nove meses deste ano. O público também se manifestou na audiência, três pessoas falaram a favor da redução e uma pessoa contra a diminuição do número de vereadores de 11 para nove.
No plenário, com exceção do vereador Jair Imich, que não participou da audiência, os parlamentares se reportaram sobre os assuntos contemplados na pauta. Em sua maioria, os vereadores afirmaram que são favoráveis à redução do número de vereadores de 11 para nove, mas também foram bastante críticos e defenderam iniciativas para redução das demais despesas no Poder Legislativo, desde que as mesmas medidas sejam aplicadas no Poder Executivo municipal.